Aluno OnAir: Mitologia Grega

TEMA: MITOLOGIA GREGA
PROGRAMADORES: Plínio Matheus Paiva e Thiago Henrique Costa Simões Antunes

 
O programa de rádio desenvolvido pelos estudantes do 5º período de Licenciatura em Geografia, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ), tem por objetivo a elucidação do estudo mitológico para a compreensão histórica da realidade.
Partindo da perspectiva acadêmica em relação a temática mítica, ou seja, sem julgamento valorativo mas atendo-se a sua essência filosófica, artística e histórica, busca-se expor de maneira explicativa essa visão em relação ao mito, desconstruindo ideias rasas de interpretação antiquadas acerca deste tema. Partimos do pressuposto de que mitos são narrativas sobre a realidade, e mitologia é o estudo de um conjunto de mitos pertencentes a um povo, que portanto, possuem características comuns que o diferenciam de demais narrativas míticas. Utilizando como exemplo, a mitologia grega, conjunto mitológico pertencente ao já não mais existente, “mundo helênico” que compreendia a região do mediterrâneo, sudoeste da Europa, norte africano e oeste da Ásia.
Utilizamos a mitologia grega pois esta possibilitou o nascimento das primeiras ideias racionalmente estruturadas, o começo da reflexão sobre a realidade, partindo é claro, de concepções metafísicas e um pensamento mítico ainda muito forte, contudo, inovador nos seus questionamentos sobre o fundamento da natureza. Os primeiros filósofos, chamados de filósofos da physis acreditavam existir um fundamento para a natureza, uma lei essencial sobre a qual se pautava a realidade, ideias como essa partiam da concepção mítica de nascimento do mundo através de uma entidade primordial, no caso grego o Caos. Ainda que posteriormente sejam desenvolvidos diferentes maneiras de filosofar e com Aristóteles a metafísica ganhe uma definição separada do saber racional, havendo então a ruptura entre os dois, a semente deste pensamento é de origem mítica, sendo desse modo indispensável o entendimento do seu desenvolvimento para a compreensão do mundo.


Modelo de programa: Uma explanação entre os dois apresentadores (Plínio Paiva e Thiago Henrique), abordando concepções acerca da temática mítica no âmbito do seu entendimento acadêmico, ou seja, mitológico, usando como referencial demonstrativo a mitologia grega. Algumas inserções de trechos de palestras de grandes estudiosos serão introduzidos ao longo do programa, oferecendo informações adicionais e complementando a explanação.


1º Momento. Apresentação da sequência do programa, como funcionará e da temática abordada.


Trecho de áudio 01: José de Paula Ramos Júnior (historiador da mitologia e literatura) “Café Filosófico CPFL Novembro de 2014” explica sobre o que é o mito.

Tópicos exposto pelos apresentadores.

-       A pertinência mítica
-       Definição Geral
-       Histórico


Trecho de áudio 02: José de Paula Ramos Júnior (historiador da mitologia e literatura) “Café Filosófico CPFL Novembro de 2014” diz que o mito é uma verdade para quem o vive

Trecho de áudio 03 - Viviane Mosé (filósofa) “Café Filosófico CPFL”Diz que o mito não é verdade nem mentira, mas o único mecanismo conhecido de explicação (na antiguidade).



2º Momento: Explanação sobre alguns detalhes da mitologia grega propriamente e descrição de alguns mitos.


Trecho de áudio 04: Narrativa do começo mitológico do mundo grego. “Café Filosófico CPFL” Tópicos desenvolvidos pelos apresentadores
-       Hesíodo (750 - 650), Teogonía
-     Homero, Ilíada e Odisséia (928 a.C. – 898 a.C aproximadamente)

-       Hercules
-       Perseu (irmão de Hércules)

-       Deuses

-       Humanos

-       A caixa de pandora
-       Báucis e Filêmon
-       Medusa e Poseidon

Trecho de áudio 05: Conclusão do José de Paula Ramos Júnior (historiador da mitologia e literatura) “Café Filosófico CPFL Novembro de 2014” Poema de Fernando Pessoa.


3º Momento: Como a mitologia desemboca na filosofia.


Tópico desenvolvido pelos apresentadores

-       Como o mito se transforma na filosofia

Trecho de áudio 6: Viviane Mosé fala nobre o pensamento de Nietzsche em relação a história da filosofia.

-       Conclusão: Como o estudo mítico é pertinente para a compreensão do processo histórico que acarretou o surgimento dos ideais democráticos e a perspectiva filosófica na Grécia Clássica.